quarta-feira, 12 de março de 2008

Classificação de países por perseguição aos Cristãos


Veja como é formada

O que é a Classificação de países por perseguição
É uma lista de países segundo o grau de intolerância para com os cristãos. Ela é muito útil para manter você sempre alerta em relação aos países mais fechados ao Evangelho e acompanhar aqueles em que a perseguição está se tornando mais intensa.
O contato direto com as igrejas locais no mundo todo é nossa fonte mais importante de informações. Com essa rede internacional de informantes, publicamos uma atualização da lista periodicamente. O procedimento é executado desde 1993. Desde janeiro de 2003 é atualizada uma vez ao ano.
O motivo para criar a Classificação
A Portas Abertas precisava de algum tipo de padrão para comparar a situação da Igreja em vários países. Por exemplo, como você pode comparar China com Arábia Saudita? Claro que esse padrão tem de ser o mais objetivo possível. Essa Classificação tornou possível distingüir entre situações e delinear prioridades para o trabalho ministerial. Esse é o valor fundamental do levantamento: uma forma de determinar onde a necessidade é mais urgente.
Há 50 países, de um total de 217, em que ocorre perseguição contra cristãos. O critério de seleção é o resultado de um questionário específico desenvolvido com perguntas padronizadas sobre: . a situação legal dos cristãos no país, . a atitude do regime político em relação à comunidade cristã, . a liberdade da Igreja para organizar eventos, . o papel da Igreja na sociedade, . o tratamento de cristãos considerados individualmente e . outros fatores limitadores da vida de igrejas e cristãos.
As respostas a essas questões oferecem um bom vislumbre sobre a falta de liberdade de opção religiosa e prática da fé.
Há 49 questões desse tipo para serem respondidas. São perguntas de múltipla escolha e a cada resposta é atribuída uma avaliação em pontos. Quanto mais pontos um país recebe como 'nota', pior a situação. Dessa forma, Portas Abertas resolveu o problema de comparar países entre si e montou uma lista com maior objetividade.
Fonte das informações
. As igrejas locais nos países onde há perseguição são nossa fonte mais importante de informações. . Nossas Bases de Programa informam sobre os países em que trabalham. . Especialistas em várias áreas de conhecimento nesses países. . Viajantes retornando do lugar são convidados a colaborar com suas impressões sobre a situação atual do país.. Equipes de Portas Abertas levam o questionário em suas viagens e pedem a diversos contatos que o preencham.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

o comentário não expressa a opinião do blog, mas sim de seus autores!