sábado, 10 de maio de 2008

MUROS E ANTE-MUROS ABALADOS

MINISTÉRIO APOSTÓLICO YAWEH SHAMAH
Igreja Batista Yaweh Shamah
Quadra 24, 70-A J.PII, Juazeiro Bahia.
ESTUDOS BÍBLICOS



POR:Pr. José Antônio Corrêa


Introdução: “Uma casa segura é uma casa com muros, trancas e portas estabelecidas em seu devido lugar”. O mesmo ocorre no Reino Espiritual. Nossas vidas devem estar bem protegidas com muros e ante-muros fortalecidos.

I) MUROS E ANTE-MUROS ABALADOS
1. Sem os muros as portas caem, e portas são sinal de poder e autoridade, de limite ao avanço do inimigo. Porta estabelecida é o mesmo que dizer ao invasor: até aqui você pode vir, mas desta porta você tem que recuar. (Lm 2.8-9), com os muros e ante-muros enfraquecidos, a autoridade dos reis e príncipes foi abalada, a paz e o sossego foram retirados e a visão espiritual foi embaçada.


2. QUANDO É DEUS QUEM ABALA OS MUROS. POR QUE ISSO ACONTECE? Esses muros estavam estabelecidos sobre bases falsas, bases de auto-suficiência e rebeldia, muros que já estavam enfraquecidos por si só, pelas muitas brechas existentes.


3. DUAS PALAVRAS IMPORTANTES NESTE TEXTO: MUROS E ANTE-MUROS. Os muros protegem o nosso espírito, como satanás não pode tocar no espírito recriado, ele tenta a invasão através dos ante-muros. Os ante-muros como a própria Palavra revela é anterior ao muro. Entre o muro e o ante-muro havia um fosso de água, cuja função era justamente proteger os muros anteriores.

II) COMO SE DÁ O ENFRAQUECIMENTO E A INVASÃO NA NOSSA VIDA.
1. SATANÁS NÃO PODE TER ACESSO AO ESPÍRITO RECRIADO, portanto, ele tenta atacar os ante-muros enfraquecendo a nossa alma.


2. NESTE PROCESSO É QUE BRECHAS SÃO CRIADAS resultando no que está escrito em (Ec. 10.8), quem é esta cobra? Satanás entrando para oprimir a alma, através de brechas que permitimos, repare que a responsabilidade é nossa: “quem rompe”. Foi assim com Adão e Eva, primeiro as brechas fora estabelecidas na mente, nas emoções e na vontade para depois haver a invasão.


3. O MURO SE ROMPE QUANDO SE QUEBRA UM PRINCÍPIO DE DEUS: A OBEDIÊNCIA. Satanás invade os que não tem muros e nem se preocupam em reedificá-los. Desta forma seu maior objetivo é derrubar os muros e ante-muros para subir contra nossas vidas: (Ez. 38.11), em Ezequiel 38.12 está claro que o objetivo desta invasão é roubar e aprisionar, este é o propósito do nosso inimigo, roubar e aprisionar vidas, famílias, ministérios, nações... Ao mesmo tempo em que brechas estão sendo estabelecidas, satanás provoca o esvaziamento do fosso de água que protege o muro. A água servia como um obstáculo a mais para a invasão, mas o nosso inimigo tem como objetivo esvaziar este reservatório para que não haja obstáculos para à sua invasão. Este fosso é o armazenamento da PALAVRA DE DEUS em nosso espírito e em nossa alma. O esvaziamento ocorre de uma forma gradativa, mas constante, através da negligência para com a PALAVRA DE DEUS. Uma passagem que ilustra bem esta realidade é quando o profeta Isaías começa a profetizar sobre o cerco dos Caldeus contra Jerusalém, o Senhor mostra que os Caldeus já estavam às portas e Jerusalém seria atacada devido a sua negligência (Is. 22.7-11). Nesta passagem Israel só percebe a proximidade do inimigo, quando este já está à porta. Deus não quer que sejamos surpreendidos por ataques e muito menos que tentemos agir e reparar as brechas em cima da hora. As brechas em Jerusalém eram muitas e o açude estava vazio. Os Israelitas sabiam bem qual seria a atitude a tomar: encher os açudes e reparar as brechas. As brechas são reparadas através do choro, do pranto da intercessão. (Is. 22.12).

RESTAURANDO OS MUROS - Parte 3
V) TIPOS DE BRECHAS A SEREM REPARADAS
1. Quando descemos ao Egito, ou melhor, até o mundo em busca de refúgio e abrigo, muitos se atiram numa busca desenfreada de bens materiais para que isto seja o seu refúgio, outros se atiram como dissemos, em relacionamentos desastrosos, ou em amizades que influenciam pouco a pouco o seu modo de vida. (Isaías 30.1-2).


2. Às vezes abrimos brechas ao fazer planos que não procedem de Deus: Quando fazemos alianças sem aprovação de Deus. Sansão fez uma aliança com Dalila e isto não foi aprovado por Deus. (Juízes 16.4, 5,17-22).


3. Há ministérios com brechas, com imundícias ou com excessos de vinho, mas não o vinho da aliança, mas o vinho do mundo, o vinho da ganância, do orgulho, da vaidade, da competição... (Isaías 28.7-9). Isto também consiste em brechas. As brechas também são as obras da carne retratada em (Gálatas 5.19-21).

VI) REPARANDO AS BRECHAS
1. Crucificando as nossas fraquezas na cruz para vivermos pelo poder de Deus, unidos com o Senhor Jesus na sua ressurreição para desta forma levarmos uma vida de vitória, sobre a carne, as emoções, os principados e potestades subjugados aos nossos pés. (2 Cor.13.4).


2. A Unção poder de Deus, unidos com o Senhor Jesus na sua ressurreição para desta forma levarmos uma vida de vitória, sobre a carne, as emoções, os principados e potestades subjugados ao nosso pé. (2 Coríntios 13.4).

Pastores Genes Batista e Ester de Carvalho

Um comentário:

  1. fico muito feliz por fazer parte desse. vitorioso ministério que Deus tem grandimente abençoado profétisamos o crecimento em nome de jesus cristo. seja bem vindo e fique avontade Deus te abençoe muito

    ResponderExcluir

o comentário não expressa a opinião do blog, mas sim de seus autores!